Atuadores

Saídas

O início de cada bloco de tempo

bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:

Portugiesisch-Ausgänge-Bild1.PNG

É uma abreviatura para a seguinte construção:

Portugiesisch-Ausgänge-Bild2.PNG

Você pode usar todas as condições desta categoria ao iniciar cada bloco de tempo da categoria de saídas.

Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.

LEDs

image-1623745844016.42.50.png

Definir

Com os blocos Definir LED ... e Definir brilho do LED ..., é possível ligar e desligar o LED ou definir seu brilho para um determinado valor (de 0 a 512). 

Lembrar

Com o bloco obter brilho do LED, o brilho de um LED pode ser acessado e posteriormente processado como um valor.

Consultar

Com os blocos o LED está ...  e O brilho do LED está ..., você pode usar a atividade ou o brilho de um LED como condição. No exemplo, o brilho do LED está definido para 512, a menos que já tenha esse brilho.

Portugiesisch-Ausgänge-Bild4.PNG

Motores 

O símbolo nos blocos do motor representa todos os motores que não são codificadores ou servo motores.

Definir

Com o bloco definido a velocidade do motor para [] ..., você pode definir a velocidade de um motor para um determinado valor (de 0 a 512). 

Lembrar

Com o bloco obter velocidade do motor, a velocidade de um motor pode ser acessada e posteriormente processada como um valor.

Consultar

Com os blocos motor em execução e a velocidade do motor está ... , você pode usar a atividade ou a velocidade de um motor como condição.

Parar

Com o bloco parar motor ..., é possível parar um motor.

Compressor

image-1623746227574.40.52.png

Definir

Com o bloco definir compressor [] , você pode ligar ou desligar o compressor. 

Consultar

Com o bloco o compressor está []  ,pode-se usar a atividade de um compressor como condição. 

Válvula solenoide

image-1623746259058.41.19.png

Definir

Com o bloco definir válvula solenoide [] , você pode ligar ou desligar a válvula solenoide. Aqui, “ligado” significa que a válvula está aberta, e “desligado”, que a válvula está fechada.

Consultar

Com o bloco a válvula solenoide está [] , pode-se usar a atividade de uma válvula solenoide como condição.

Som

O controlador TXT 4.0 possui um alto-falante embutido e, portanto, oferece a possibilidade de reproduzir sons.

O início de cada bloco de tempo

bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:

Portugiesisch-Sound-Bild1.PNG

É uma abreviatura para a seguinte construção:

Portugiesisch-Sound-Bild2.PNG

Você pode configurar todas as condições da categoria som em iniciar cada bloco de tempo a este nível.

Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.

Reproduzir

Arquivos de áudio pré-instalados

Com o bloco a seguir, você pode reproduzir um dos 29 sons pré-instalados. O arquivo de áudio desejado pode ser selecionado no menu suspenso (triângulo pequeno). Também é possível reproduzir o som em um loop contínuo. Para tanto, você deve marcar a caixa atrás do símbolo de loop.

Portugiesisch-Sound-Bild3.PNG

Arquivos de áudio próprios

Caso queira tocar seu próprio som, você pode usar o bloco

Portugiesisch-Sound-Bild4.PNG

. Para incorporar seu próprio som no bloco, você deve:

  1. Estar conectado ao controlador
  2. Digite o endereço IP do controlador no navegador (o IP que também foi usado para se conectar ao controlador deve ser selecionado aqui)
  3. Digite USER: ft, PASSWORD: fischertechnik na página aberta
  4. Abra a pasta de sons e use o sinal de mais para carregar o arquivo de áudio desejado no controlador (importante: o arquivo de áudio deve estar no formato wav)
  5. Digite no endereço "./nome do arquivo.wav" no bloco de codificação ROBO Pro

Também aqui existe a opção de reproduzir o som em loop contínuo.

Consultar

Para saber se um arquivo de áudio está sendo reproduzido, o bloco reproduzir som é usado . Isso pode ser usado como uma condição no programa.

Parar

Para interromper um som, basta usar o bloco parar reprodução de som no programa.

Exibição

Com os blocos da categoria exibição, a tela do controlador TXT 4.0 pode ser desenhada e tornada utilizável. Isso é feito em duas etapas:

  1. Configurar, isto é
    • Abra um novo arquivo na categoria Display por meio do símbolo de página com o sinal de mais no canto superior esquerdo
    • Arraste os elementos desejados para a área da grade (representa a parte configurável da tela)
    • adaptar as especificações, se necessário. 
  2. Programar, isto é
    • No programa principal, usar os blocos da categoria Exibição para programar o efeito da interação com a exibição.

Blocos

Consulta de evento

O bloco E vento []  abre o valor de retorno de um elemento. Este bloco só pode ser utilizado nos programas de eventos. Nestes programas de eventos, o bloco refere-se automaticamente ao evento em cujo programa é utilizado. O tipo adequado para o valor de retorno pode ser selecionado através do menu suspenso (triângulo pequeno):

Bild1.PNG

Campo de rotulagem

Com o elemento campo de rotulagem, você pode colocar um texto na tela. O símbolo no configurador de exibição é a etiqueta. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir texto do campo de rotulagem ... o texto exibido pode ser alterado no decorrer do programa.

Entradas

O elemento Entrada permite que os(as) usuários(as) insiram texto por meio do controlador. O símbolo correspondente no configurador de exibição é o caractere "T". Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir texto do campo de entrada... o texto exibido pode ser alterado no decorrer do programa.

Programa de entrada

O programa de entrada é executado quando uma entrada é concluída. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa de entrada é executado no bloco quando a entrada é concluída. O bloco Evento [] é definido no programa de entrada como "texto". Neste exemplo, a variável Nome é definida para o texto digitado, que é então utilizado no programa principal para alterar o texto digitado para produzir:

Bild2.PNG

 

Instrumento de medição 

A função do instrumento de medição pode exibir valores (nenhum valor menor que 1). O símbolo correspondente no configurador de exibição é a escala. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir valor do instrumento de medição em ... o instrumento de medição pode ser definido para o valor inserido. Este valor deve estar na faixa de valores definida anteriormente. Se o valor estiver fora da faixa de valores, um dos limites da faixa de valor é exibido, dependendo se o valor é muito grande ou muito pequeno.

Exibição de status

O indicador de status exibe alguma atividade. Dependendo do estado, acende ("ativo") ou não acende ("inativo"). O símbolo no configurador de tela é um diodo brilhante. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir exibição de status como ativa [], a exibição de status pode ser habilitada ou desabilitada. No menu suspenso (triângulo pequeno), você pode escolher se a exibição de status deve ser definida como ativa ou inativa.

Controle deslizante

O controle deslizante retorna valores dependendo de sua posição. A posição pode ser alterada pelo usuário por meio da tela sensível ao toque. O valor pode ser recuperado através do bloco Evento [] assim que o controle deslizante estiver em repouso. O valor recuperado é um número decimal. Se você quiser que o valor do controle deslizante seja um número inteiro, você deve usar o bloco redondo. O símbolo correspondente para o controle deslizante é a linha com o círculo. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

com o bloco Definir valor do controle deslizante ... você pode mover o controle deslizante para um valor diferente. 

Com definir controle deslizante como ativado [], você pode alterar a atividade por meio do menu suspenso (triângulo pequeno).

Programa do controle deslizante

O programa do controle deslizante é executado após o controle deslizante ser movido. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa do controle deslizante é executado no bloco quando o controle deslizante se move. O bloco Evento [] é definido quanto ao valor no programa do controle deslizante. Neste exemplo, a velocidade do motor é controlada usando-se o controle deslizante. O valor do controle deslizante deve ser arredondado porque o motor só aceita números inteiros como velocidade:

Bild3.PNG

 

Botão

O botão é um campo rotulado que pode ser pressionado. Se você pressionar o botão, o programa do botão será executado assim que for liberado novamente. O símbolo associado ao botão é o quadrado com o rótulo "OK". Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir controle deslizante como ativado [], você pode alterar a atividade por meio do menu suspenso (triângulo pequeno).

Programa de botões

O programa de botões é executado assim que o botão não estiver mais pressionado. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa de botões é executado no bloco quando o botão é clicado. O bloco Evento [] pode programar botões não usados, pois o botão não tem valor de retorno. Neste exemplo, o LED é ativado quando o botão é pressionado.

Bild4.PNG

Interruptor

O interruptor pode ocupar duas posições e está sempre exatamente em uma dessas duas posições. Dependendo da posição, ele retorna verdadeiro ou falso . O símbolo correspondente para o interruptor é o oval com a ponta. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

podem ser ajustados.

O bloco

Bild5.PNG

 

executa duas funções. Você pode definir a atividade (selecionar ativado no menu suspenso) ou o estado (marcad no menu suspenso) como verdadeiro ou falso

Programa do interruptor

O programa do interruptor é executado sempre que o interruptor é acionado. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa do interruptor é executado no bloco quando o interruptor é desativado. O bloco Evento [] é definido no programa de ativação como "marcado", ele retorna verdadeiro ou falso. Este programa de exemplo liga o LED quando a chave é acionada, caso contrário, o LED é desligado:

Bild6.PNG

Caixa de seleção

A caixa de seleção pode ter dois estados e está sempre exatamente em um desses dois estados. Dependendo da posição, ela retorna verdadeiro ou falso . O símbolo da caixa de seleção é o quadrado com a marca de seleção. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

O bloco seguinte executa duas funções. O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser selecionado para se escolher qual usar. Você pode definir a atividade (selecionar ativado no menu suspenso) ou o estado (marcad no menu suspenso) como verdadeiro ou falso.

Bild7.PNG

Programa de caixa de seleção

O programa da caixa de seleção é executado sempre que a caixa de seleção é pressionada. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam em ambos os programas. O programa do interruptor é executado no bloco quando a caixa de seleção é desativada. O bloco Evento [] é definido no programa de ativação como "marcado", ele retorna verdadeiro ou falso. Este programa de exemplo liga o LED quando a caixa de seleção é acionada, caso contrário, o LED é desligado:

Bild8.PNG

Motor

O início de cada bloco de tempo

bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:

Bild1.PNG

É uma abreviatura para a seguinte construção:

Bild2.PNG

Você pode configurar todas as condições da categoria motor em iniciar cada bloco de tempo a este nível.

Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.

Motor 

O símbolo nos blocos do motor representa todos os motores que não são codificadores ou servo motores.

Definir

Com o bloco definido a velocidade do motor para [] ..., você pode definir a velocidade de um motor para um determinado valor (de 0 a 512). A direção de rotação pode ser selecionada no menu suspenso (triângulo pequeno).

Lembrar

Com o bloco obter velocidade do motor, a velocidade de um motor pode ser acessada e posteriormente processada como um valor.

Consultar

Com os blocos motor em execução e a velocidade do motor está ... , você pode usar a atividade ou a velocidade de um motor como condição.

Parar

Com o bloco parar motor [], é possível parar um motor. O bloco parar motor [] oferece as opções de parar um motor diretamente ou por inércia. A opção desejada pode ser selecionada por meio do menu suspenso (triângulo pequeno):           

Bild3.PNG                                                                                 

Servo motor

image-1623746331741.42.25.png

Definir

Com o bloco Definir posição a ..., você pode definir a posição de um servo motor a um determinado valor (de 0 a 512). 0 e 512 são os valores para a deflexão máxima à direita e à esquerda. Com o valor 256, o servo motor está, correspondentemente, no meio. 

Lembrar

A posição de um servo motor pode ser acessada com acessar posição e posteriormente processada como um valor.

Motor codificador

image-1623746341213.40.14.png

O motor codificador tem as mesmas funções de um motor normal, mas também oferece a opção de contar as rotações e controlar vários motores de maneira sincrônica. Uma revolução é dividida em ~64 etapas.

Definir

Com o bloco 

Bild6.PNG

você pode definir a velocidade de um motor para um determinado valor (de 0-512). A direção de rotação pode ser selecionada no menu suspenso (triângulo pequeno). Além disso, você pode inserir o número de etapas que o motor deve percorrer. Neste exemplo, o motor gira 100 etapas, ou seja, uma revolução e um terço. Como pode ser visto no exemplo, este bloco possui um sinal de mais, com a ajuda do qual vários motores podem ser controlados de maneira sincrônica. É possível sincronizar motores no mestre ou em uma extensão; a sincronização geral, por exemplo, entre os motores do mestre e uma extensão, não é possível.

Observação: Chamadas de sincronização em rápida sucessão, como aquelas possibilitadas por um loop (veja o exemplo), podem prejudicar a sincronicidade ou até mesmo causar sua perda completa.

Parar

Com o bloco parar motor ... é possível para um motor. Caso queira parar vários motores ao mesmo tempo, poderá adicionar até três motores usando o botão de adição à esquerda do bloco.

Bild7.PNG

Consultar

O bloco atingiu a posição é usado para usar a posição alcançada como uma condição. Aqui, posição significa a posição final de um motor codificador após o tamanho da etapa concluída.