ROBO Pro Coding (PT)

Uso geral

Uso geral

Uso geral

O ROBO Pro Coding é um ambiente de desenvolvimento para a programação do novo controlador TXT 4.0 e, portanto, para a programação dos modelos da fischertechnik. O ROBO Pro Coding está disponível para Windows, macOS, Linux, iOS e Android e pode ser obtido dessas fontes.

Google_Play_Badge_DE_230x67.png    App_Store_Badge_DE_230x67.png    Microsoft_Badge_De_230x67.png   Linux_Badge.png

Portugiesisch-AllgemeineBenutzung-Bild1.PNG

image-1623839044249.22.21.png  

 

O código mostrado pode ser usado para este modelo (à esquerda). A interface da web do ROBO Pro Coding tem a seguinte estrutura (os números referem-se às áreas destacadas na figura):

  1. Aqui está o que foi programado em blocos, em Python
  2. Este é o campo no qual os blocos são inseridos para programar
  3. A execução do programa é documentada no console 
    • Os pontos de interrupção são usados para programas de depuração. Eles definem certos pontos no código em que o programa é interrompido. Eles são configurados por meio do editor e consistem no nome do arquivo + número da linha.
    • O conteúdo das variáveis pode ser visto em Termos.
    • A pilha de chamadas mostra a nidificação das chamadas. Isso é particularmente útil ao se usar funções.
  4. Todos os blocos de programação podem ser encontrados aqui, classificados nas categorias de atuadores , sensores e processamento
  5. Esta linha é explicada separadamente em Cabeçalho
  6. Aqui, você pode adaptar o nível de aprendizagem ao usuário. Por exemplo, dependendo do nível, apenas os blocos mais importantes são exibidos.

 

Cabeçalho

image-1623793979375.19.18.png

No cabeçalho estão (da esquerda para a direita) os elementos operacionais para iniciar o programa, parar o programa, iniciar o depurador, começar o teste de interface, carregar o programa atual e conectar-se ao controlador.

Iniciar programas

Caso deseje iniciar seu programa a partir do ROBO Pro Coding, clique neste símbolo.

Parar programas 

Caso queira interromper o programa antes que ele termine sozinho, toque neste símbolo.

O depurador

O depurador tem como objetivo facilitar a localização de erros no programa. Através do menu no canto superior direito, você pode percorrer o código passo a passo e, assim, simular a execução de um programa. O programa ainda reage à interação com sensores, por exemplo, ao pressionar-se um botão. Ao executar o programa, você pode ver no campo grande à esquerda em qual bloco você está e à direita em qual posição no código Python.

O teste de interface

Ao clicar no símbolo com os três controles deslizantes, esta janela se abre:

Portugiesisch-AllgemeineBenutzung-Bild4.PNG

Aqui você pode ver todos os dispositivos conectados. No caso de atuadores, você pode usar o controle deslizante para verificar se eles estão funcionando. O valor medido é especificado para os sensores (por exemplo, o botão tem 1 porque está pressionado). O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser usado para especificar o que está conectado.

Carregar programas

Se você escreveu um programa e deseja que ele seja executado independentemente no controlador, pode carregá-lo no controlador usando este símbolo. Em seguida, ele aparecerá sob os arquivos no controlador. Ao tocar no nome do programa, você chegará à subpasta do programa. Aqui está um arquivo chamado "main.py". Clique aqui e o botão "abrir" no canto inferior direito deve se acender em verde. Pressione o botão "abrir" e outro menu será aberto, com quatro opções:

  1. Carregar: Carrega o programa para que você possa iniciá-lo a partir da tela inicial
  2. Carregamento automático: O programa é recarregado automaticamente da próxima vez que o controlador for iniciado
  3. Início automático: O programa é recarregado automaticamente e iniciado direto da próxima vez que o controlador for iniciado
  4. Excluir projeto: O programa é excluído do controlador
Conexão ao controlador 

Como se conectar ao controlador foi explicado aqui.

Configuração do controlador

Para poder usar componentes como sensores e atuadores no programa, você deve conectá-los ao controlador, não apenas fisicamente, mas também no software. A configuração do controlador é sempre aberta automaticamente e pode ser acessada na parte superior direita, ao lado do programa principal.

O controlador e todos os componentes que podem ser conectados a ele são então exibidos na área esquerda. O controlador é arrastado para a área de programação. Você pode então conectar os componentes desejados ao controlador usando arrastar e soltar.

Portugiesisch-Allgemeine Benutzung-Bild5.PNG

Carregar programas

 Caso deseje salvar um programa, clique nas três linhas no canto superior esquerdo do site ROBO Pro Coding. Aqui, toque na opção "Exportar". Agora você pode escolher se deseja salvar seu programa localmente em seu dispositivo ou no GitLab.

Local: Depois de inserir o nome do seu programa, basta clicar em "Exportar" e o arquivo do programa estará no seu dispositivo.

GitLab: Depois de inserir o nome do seu programa e seguir os passos indicados para inserir o token de acesso pessoal, basta clicar em "Exportar" e o arquivo do programa será salvo na sua conta GitLab.

 

 

Atuadores

Atuadores

Saídas

O início de cada bloco de tempo

bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:

Portugiesisch-Ausgänge-Bild1.PNG

É uma abreviatura para a seguinte construção:

Portugiesisch-Ausgänge-Bild2.PNG

Você pode usar todas as condições desta categoria ao iniciar cada bloco de tempo da categoria de saídas.

Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.

LEDs

image-1623745844016.42.50.png

Definir

Com os blocos Definir LED ... e Definir brilho do LED ..., é possível ligar e desligar o LED ou definir seu brilho para um determinado valor (de 0 a 512). 

Lembrar

Com o bloco obter brilho do LED, o brilho de um LED pode ser acessado e posteriormente processado como um valor.

Consultar

Com os blocos o LED está ...  e O brilho do LED está ..., você pode usar a atividade ou o brilho de um LED como condição. No exemplo, o brilho do LED está definido para 512, a menos que já tenha esse brilho.

Portugiesisch-Ausgänge-Bild4.PNG

Motores 

O símbolo nos blocos do motor representa todos os motores que não são codificadores ou servo motores.

Definir

Com o bloco definido a velocidade do motor para [] ..., você pode definir a velocidade de um motor para um determinado valor (de 0 a 512). 

Lembrar

Com o bloco obter velocidade do motor, a velocidade de um motor pode ser acessada e posteriormente processada como um valor.

Consultar

Com os blocos motor em execução e a velocidade do motor está ... , você pode usar a atividade ou a velocidade de um motor como condição.

Parar

Com o bloco parar motor ..., é possível parar um motor.

Compressor

image-1623746227574.40.52.png

Definir

Com o bloco definir compressor [] , você pode ligar ou desligar o compressor. 

Consultar

Com o bloco o compressor está []  ,pode-se usar a atividade de um compressor como condição. 

Válvula solenoide

image-1623746259058.41.19.png

Definir

Com o bloco definir válvula solenoide [] , você pode ligar ou desligar a válvula solenoide. Aqui, “ligado” significa que a válvula está aberta, e “desligado”, que a válvula está fechada.

Consultar

Com o bloco a válvula solenoide está [] , pode-se usar a atividade de uma válvula solenoide como condição.

Atuadores

Som

O controlador TXT 4.0 possui um alto-falante embutido e, portanto, oferece a possibilidade de reproduzir sons.

O início de cada bloco de tempo

bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:

Portugiesisch-Sound-Bild1.PNG

É uma abreviatura para a seguinte construção:

Portugiesisch-Sound-Bild2.PNG

Você pode configurar todas as condições da categoria som em iniciar cada bloco de tempo a este nível.

Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.

Reproduzir

Arquivos de áudio pré-instalados

Com o bloco a seguir, você pode reproduzir um dos 29 sons pré-instalados. O arquivo de áudio desejado pode ser selecionado no menu suspenso (triângulo pequeno). Também é possível reproduzir o som em um loop contínuo. Para tanto, você deve marcar a caixa atrás do símbolo de loop.

Portugiesisch-Sound-Bild3.PNG

Arquivos de áudio próprios

Caso queira tocar seu próprio som, você pode usar o bloco

Portugiesisch-Sound-Bild4.PNG

. Para incorporar seu próprio som no bloco, você deve:

  1. Estar conectado ao controlador
  2. Digite o endereço IP do controlador no navegador (o IP que também foi usado para se conectar ao controlador deve ser selecionado aqui)
  3. Digite USER: ft, PASSWORD: fischertechnik na página aberta
  4. Abra a pasta de sons e use o sinal de mais para carregar o arquivo de áudio desejado no controlador (importante: o arquivo de áudio deve estar no formato wav)
  5. Digite no endereço "./nome do arquivo.wav" no bloco de codificação ROBO Pro

Também aqui existe a opção de reproduzir o som em loop contínuo.

Consultar

Para saber se um arquivo de áudio está sendo reproduzido, o bloco reproduzir som é usado . Isso pode ser usado como uma condição no programa.

Parar

Para interromper um som, basta usar o bloco parar reprodução de som no programa.

Atuadores

Exibição

Com os blocos da categoria exibição, a tela do controlador TXT 4.0 pode ser desenhada e tornada utilizável. Isso é feito em duas etapas:

  1. Configurar, isto é
    • Abra um novo arquivo na categoria Display por meio do símbolo de página com o sinal de mais no canto superior esquerdo
    • Arraste os elementos desejados para a área da grade (representa a parte configurável da tela)
    • adaptar as especificações, se necessário. 
  2. Programar, isto é
    • No programa principal, usar os blocos da categoria Exibição para programar o efeito da interação com a exibição.

Blocos

Consulta de evento

O bloco E vento []  abre o valor de retorno de um elemento. Este bloco só pode ser utilizado nos programas de eventos. Nestes programas de eventos, o bloco refere-se automaticamente ao evento em cujo programa é utilizado. O tipo adequado para o valor de retorno pode ser selecionado através do menu suspenso (triângulo pequeno):

Bild1.PNG

Campo de rotulagem

Com o elemento campo de rotulagem, você pode colocar um texto na tela. O símbolo no configurador de exibição é a etiqueta. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir texto do campo de rotulagem ... o texto exibido pode ser alterado no decorrer do programa.

Entradas

O elemento Entrada permite que os(as) usuários(as) insiram texto por meio do controlador. O símbolo correspondente no configurador de exibição é o caractere "T". Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir texto do campo de entrada... o texto exibido pode ser alterado no decorrer do programa.

Programa de entrada

O programa de entrada é executado quando uma entrada é concluída. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa de entrada é executado no bloco quando a entrada é concluída. O bloco Evento [] é definido no programa de entrada como "texto". Neste exemplo, a variável Nome é definida para o texto digitado, que é então utilizado no programa principal para alterar o texto digitado para produzir:

Bild2.PNG

 

Instrumento de medição 

A função do instrumento de medição pode exibir valores (nenhum valor menor que 1). O símbolo correspondente no configurador de exibição é a escala. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir valor do instrumento de medição em ... o instrumento de medição pode ser definido para o valor inserido. Este valor deve estar na faixa de valores definida anteriormente. Se o valor estiver fora da faixa de valores, um dos limites da faixa de valor é exibido, dependendo se o valor é muito grande ou muito pequeno.

Exibição de status

O indicador de status exibe alguma atividade. Dependendo do estado, acende ("ativo") ou não acende ("inativo"). O símbolo no configurador de tela é um diodo brilhante. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir exibição de status como ativa [], a exibição de status pode ser habilitada ou desabilitada. No menu suspenso (triângulo pequeno), você pode escolher se a exibição de status deve ser definida como ativa ou inativa.

Controle deslizante

O controle deslizante retorna valores dependendo de sua posição. A posição pode ser alterada pelo usuário por meio da tela sensível ao toque. O valor pode ser recuperado através do bloco Evento [] assim que o controle deslizante estiver em repouso. O valor recuperado é um número decimal. Se você quiser que o valor do controle deslizante seja um número inteiro, você deve usar o bloco redondo. O símbolo correspondente para o controle deslizante é a linha com o círculo. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

com o bloco Definir valor do controle deslizante ... você pode mover o controle deslizante para um valor diferente. 

Com definir controle deslizante como ativado [], você pode alterar a atividade por meio do menu suspenso (triângulo pequeno).

Programa do controle deslizante

O programa do controle deslizante é executado após o controle deslizante ser movido. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa do controle deslizante é executado no bloco quando o controle deslizante se move. O bloco Evento [] é definido quanto ao valor no programa do controle deslizante. Neste exemplo, a velocidade do motor é controlada usando-se o controle deslizante. O valor do controle deslizante deve ser arredondado porque o motor só aceita números inteiros como velocidade:

Bild3.PNG

 

Botão

O botão é um campo rotulado que pode ser pressionado. Se você pressionar o botão, o programa do botão será executado assim que for liberado novamente. O símbolo associado ao botão é o quadrado com o rótulo "OK". Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

Com o bloco definir controle deslizante como ativado [], você pode alterar a atividade por meio do menu suspenso (triângulo pequeno).

Programa de botões

O programa de botões é executado assim que o botão não estiver mais pressionado. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa de botões é executado no bloco quando o botão é clicado. O bloco Evento [] pode programar botões não usados, pois o botão não tem valor de retorno. Neste exemplo, o LED é ativado quando o botão é pressionado.

Bild4.PNG

Interruptor

O interruptor pode ocupar duas posições e está sempre exatamente em uma dessas duas posições. Dependendo da posição, ele retorna verdadeiro ou falso . O símbolo correspondente para o interruptor é o oval com a ponta. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

podem ser ajustados.

O bloco

Bild5.PNG

 

executa duas funções. Você pode definir a atividade (selecionar ativado no menu suspenso) ou o estado (marcad no menu suspenso) como verdadeiro ou falso

Programa do interruptor

O programa do interruptor é executado sempre que o interruptor é acionado. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam globalmente em ambos os programas. O programa do interruptor é executado no bloco quando o interruptor é desativado. O bloco Evento [] é definido no programa de ativação como "marcado", ele retorna verdadeiro ou falso. Este programa de exemplo liga o LED quando a chave é acionada, caso contrário, o LED é desligado:

Bild6.PNG

Caixa de seleção

A caixa de seleção pode ter dois estados e está sempre exatamente em um desses dois estados. Dependendo da posição, ela retorna verdadeiro ou falso . O símbolo da caixa de seleção é o quadrado com a marca de seleção. Se você arrastar este símbolo para a área da grade, uma janela será aberta à direita. Aqui, em inspetor,

são definidos.

O bloco seguinte executa duas funções. O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser selecionado para se escolher qual usar. Você pode definir a atividade (selecionar ativado no menu suspenso) ou o estado (marcad no menu suspenso) como verdadeiro ou falso.

Bild7.PNG

Programa de caixa de seleção

O programa da caixa de seleção é executado sempre que a caixa de seleção é pressionada. Ele é escrito separadamente do programa principal. As variáveis funcionam em ambos os programas. O programa do interruptor é executado no bloco quando a caixa de seleção é desativada. O bloco Evento [] é definido no programa de ativação como "marcado", ele retorna verdadeiro ou falso. Este programa de exemplo liga o LED quando a caixa de seleção é acionada, caso contrário, o LED é desligado:

Bild8.PNG

Atuadores

Motor

O início de cada bloco de tempo

bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:

Bild1.PNG

É uma abreviatura para a seguinte construção:

Bild2.PNG

Você pode configurar todas as condições da categoria motor em iniciar cada bloco de tempo a este nível.

Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.

Motor 

O símbolo nos blocos do motor representa todos os motores que não são codificadores ou servo motores.

Definir

Com o bloco definido a velocidade do motor para [] ..., você pode definir a velocidade de um motor para um determinado valor (de 0 a 512). A direção de rotação pode ser selecionada no menu suspenso (triângulo pequeno).

Lembrar

Com o bloco obter velocidade do motor, a velocidade de um motor pode ser acessada e posteriormente processada como um valor.

Consultar

Com os blocos motor em execução e a velocidade do motor está ... , você pode usar a atividade ou a velocidade de um motor como condição.

Parar

Com o bloco parar motor [], é possível parar um motor. O bloco parar motor [] oferece as opções de parar um motor diretamente ou por inércia. A opção desejada pode ser selecionada por meio do menu suspenso (triângulo pequeno):           

Bild3.PNG                                                                                 

 

Servo motor

image-1623746331741.42.25.png

Definir

Com o bloco Definir posição a ..., você pode definir a posição de um servo motor a um determinado valor (de 0 a 512). 0 e 512 são os valores para a deflexão máxima à direita e à esquerda. Com o valor 256, o servo motor está, correspondentemente, no meio. 

Lembrar

A posição de um servo motor pode ser acessada com acessar posição e posteriormente processada como um valor.

Motor codificador

image-1623746341213.40.14.png

O motor codificador tem as mesmas funções de um motor normal, mas também oferece a opção de contar as rotações e controlar vários motores de maneira sincrônica. Uma revolução é dividida em ~64 etapas.

Definir

Com o bloco 

Bild6.PNG

você pode definir a velocidade de um motor para um determinado valor (de 0-512). A direção de rotação pode ser selecionada no menu suspenso (triângulo pequeno). Além disso, você pode inserir o número de etapas que o motor deve percorrer. Neste exemplo, o motor gira 100 etapas, ou seja, uma revolução e um terço. Como pode ser visto no exemplo, este bloco possui um sinal de mais, com a ajuda do qual vários motores podem ser controlados de maneira sincrônica. É possível sincronizar motores no mestre ou em uma extensão; a sincronização geral, por exemplo, entre os motores do mestre e uma extensão, não é possível.

Observação: Chamadas de sincronização em rápida sucessão, como aquelas possibilitadas por um loop (veja o exemplo), podem prejudicar a sincronicidade ou até mesmo causar sua perda completa.

Parar

Com o bloco parar motor ... é possível para um motor. Caso queira parar vários motores ao mesmo tempo, poderá adicionar até três motores usando o botão de adição à esquerda do bloco.

Bild7.PNG

Consultar

O bloco atingiu a posição é usado para usar a posição alcançada como uma condição. Aqui, posição significa a posição final de um motor codificador após o tamanho da etapa concluída.

Sensores

Sensores

Entradas

O início de cada bloco de tempo

bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:

Bild1.PNG

É uma abreviatura para a seguinte construção:

Bild2.PNG

Você pode configurar todas as condições da categoria entradas em iniciar cada bloco de tempo a este nível.

Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.

Teclado