Lógica
Instruções condicionais
As instruções condicionais são fundamentais para a programação. Eles tornam possível formular distinções de caso, tais como:
- Se houver um caminho para a esquerda, vire à esquerda.
- Se pontuação = 100, imprima "Muito bem!".
blocos se
A condição mais simples é um bloco se:
Quando isso é executado, o valor da variável x é comparado a 100. Quando for maior, "Que grande número!" será emitido. Caso contrário, nada acontecerá.
blocos caso contrário
Também é possível indicar que algo deve acontecer se a condição não for verdadeira, como neste exemplo:
Como no bloco anterior, será emitido "Que grande número!" se x > 100. Caso contrário, "Isso não é muito grande." é especificado.
Um bloco se tem uma seção caso contrário, mas não mais de uma.
blocos caso contrário, se
Também é possível testar várias condições com um único bloco se adicionando cláusulas caso contrário se:
O bloco primeiro verifica se x > 100 e retorna "Que número grande!", se for esse o caso. Se este não for o caso, ele verifica se x = 42. Em caso afirmativo, ele diz "Este é meu número da sorte!". Caso contrário, nada acontecerá.
Um bloco se pode ter qualquer número de seções caso contrário se. As condições são avaliadas de cima para baixo até que uma seja satisfeita, ou até que não haja mais condições.
blocos caso contrário, caso contrário
Blocos se podem ter tanto seções caso contrário se como caso contrário:
A seção caso contrário garante que uma ação será executada mesmo se nenhuma das condições anteriores for verdadeira.
Uma seção caso contrário pode aparecer após qualquer número de seções caso contrário se, incluindo zero, e então será obtido um bloco se caso contrário perfeitamente normal.
Modificação de bloco
Apenas o bloco se simples e o bloco se caso contrário aparecem na barra de ferramentas:
Para adicionar cláusulas caso contrário se e caso contrário, clique no símbolo (+). As cláusulas caso contrário se - podem ser removidas com o símbolo (-):
Observe que as formas dos blocos permitem qualquer número de sub-blocos caso contrário se a serem adicionados, mas apenas até um bloco se.
Lógica booleana
A lógica booleana é um sistema matemático simples que possui dois valores:
- verdadeiro
- falso
Os blocos lógicos no ROBO Pro Coding geralmente existem para controlar condições e loops.
Aqui está um exemplo:
Se o valor da variável x for maior que 100, a condição é verdadeira e o texto "Que número grande!" é emitido. Se o valor de x não for maior que 100, a condição será falsa e "Isso não é muito grande." é emitido. Os valores booleanos também podem ser armazenados em variáveis e repassados para funções, assim como números, texto e valores de lista.
Blocos
Se um bloco espera um valor booleano como entrada, uma entrada ausente é interpretada como falsa. Os valores não booleanos não podem ser inseridos diretamente onde os valores booleanos são esperados, embora seja possível (mas não aconselhável) armazenar um valor não booleano em uma variável e, em seguida, inseri-lo na entrada de condição. Este método não é recomendado e seu comportamento pode mudar em versões futuras do ROBO Pro Coding.
Valores
Um único bloco com uma lista suspensa indicando verdadeiro ou falso pode ser usado para obter um valor booleano:
Operadores de comparação
Existem seis operadores de comparação. Cada um recebe duas entradas (geralmente dois números) e o operador de comparação retorna verdadeiro ou falso, dependendo de como as entradas são comparadas.
Os seis operadores são: igual a, não igual a, menor que, maior que, menor ou igual a, maior ou igual a.
Operadores lógicos
O bloco e retorna verdadeiro se e somente se seus dois valores de entrada forem verdadeiros.
O bloco ou retorna verdadeiro se pelo menos um de seus dois valores de entrada for verdadeiro.
não
O bloco não converte uma entrada booleana em seu oposto. Por exemplo, o resultado é:
falso.
Se nenhuma entrada for feita, o valor é considerado verdadeiro, de modo que o bloco a seguir gera o valor falso:
No entanto, não é recomendável deixar uma entrada em branco.
três operadores
Os três operadores se comportam como um bloco se-caso contrário em miniatura. São necessários três valores de entrada: o primeiro valor de entrada é a condição booleana a ser testada, o segundo valor de entrada é o valor que deve ser retornado se o teste resultar em verdadeiro, o terceiro valor de entrada é o valor que deve ser retornado se o teste resultar em falso. No exemplo a seguir, a variável cor é definida como vermelho se a variável x for menor que 10, caso contrário, a variável cor é definida como verde.
Um bloco de três sempre pode ser substituído por um bloco se-caso contrário. Os dois exemplos a seguir são exatamente iguais.