Entradas
O início de cada bloco de tempo
O bloco de tempo oferece a possibilidade de executar um programa se uma condição for satisfeita. Portanto, ele funciona de maneira semelhante a uma distinção de caso, mas não é executado apenas uma vez, e sim sempre que a condição for atendida durante todo o curso do programa. O início de cada bloco de tempo:
É uma abreviatura para a seguinte construção:
Você pode configurar todas as condições da categoria entradas em iniciar cada bloco de tempo a este nível.
Observação: A seção do programa dentro do iniciar de cada bloco de tempo deve ser mantida curta e não conter chamadas de bloqueio ou loops sem fim para que esta parte do programa possa ser processada rapidamente.
Teclado
O teclado é um sensor digital que distingue "corrente fluindo" de "nenhuma corrente fluindo". Se a corrente flui ou não depende do cabeamento e se a tecla está pressionada. Você pode usar o teclado de duas maneiras diferentes:
Como "contato":
os contatos 1 e 3 estão conectados.
Teclado pressionado: Assim, flui uma corrente. Teclado não pressionado: Assim, não flui uma corrente.
Os contatos 1 e 2 estão conectados.
Teclado pressionado: Assim, não flui uma corrente. Teclado não pressionado: Assim, flui uma corrente.
Lembrar
Com obter o status do mini-teclado, você obtém informações sobre se a corrente está fluindo através do teclado ou não. Se a corrente flui, 1 retornado, se nenhuma corrente flui, 0.
Consultar
Para consultar se o botão está em um determinado estado, o bloco o teclado está... é usado. O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser usado para selecionar qual status é solicitado. Este bloco pode ser usado como condição.
Sensor ultrassônico
O sensor ultrassônico é usado para medir distâncias.
Lembrar
Com obter distância do sensor ultrassônico, você obtém as informações sobre a distância do sensor em relação ao próximo objeto. A distância é retornada em cm.
Consultar
Para consultar se o sensor está a uma certa distância do próximo objeto, o bloco a distância do sensor ultrassônico está a ... é usado. O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser usado para selecionar como a distância medida deve ser comparada com um valor inserido (<, ≤, =, ≠, ≥,>) O valor de comparação é inserido no campo numérico ao final do bloco. Este bloco pode ser usado como condição. No exemplo, o motor é parado quando a distância medida for inferior a 2 cm.
Sensor de cores
O sensor de cores envia luz vermelha e mede o quanto dela é refletida. Dependendo da intensidade do reflexo, o sensor de cores retorna valores de 0 a 2.000. É adequado para reconhecer cores previamente calibradas.
Lembrar
Com obter valor do sensor de cores, recebe-se a informação da intensidade com que uma superfície reflete a luz.
Consultar
Para saber se o sensor tem uma determinada cor à sua frente, o bloco o valor do sensor de cores está a ... é usado. O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser usado para selecionar como o valor de cor mensurado deve ser comparado com o valor inserido (<, ≤, =, ≠, ≥,>) O valor de comparação é inserido no campo numérico ao final do bloco. Este bloco pode ser usado como condição. No exemplo, o motor é parado quando o valor da cor medida for inferior a 1000.
Sensor de rastreamento infravermelho
O sensor de rastreamento infravermelho é um sensor digital para a detecção de um rastro preto em um fundo branco, funcionando a uma distância de 5 a 30 mm do sensor ao substrato.
Lembrar
Com obter status do sensor de rastreamento infravermelho, você obterá 0 se o sensor não detectar um rastro. Caso o sensor detecte um rastro, 1 é retornado
Consultar
Para consultar se o sensor IR da faixa detecta um rastro, compare o status do rastro atual com 0 ou 1. Para tanto, o bloco adequado é o status do sensor de rastreamento infravermelho está [] ... . O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser usado para selecionar como o status do rastro deve ser comparado com o valor inserido (<, ≤, =, ≠, ≥,>) O valor de comparação é inserido no campo numérico ao final do bloco. Este bloco pode ser usado como condição. No exemplo, o motor é parado quando o status do rastro medido for 0.
Fototransistor
O fototransistor é um sensor digital que distingue a luz da escuridão.
Lembrar
Com obter status do fototransistor, você obterá 0 se o sensor não detectar luz. Caso o sensor detecte luz, 1 é retornado.
Consultar
Para consultar se o fototransistor detecta luz ou escuridão, compare o status de luminosidade com 0 ou 1. Para tanto, o bloco adequado é o status do status do fototransistor está [] . O menu suspenso (triângulo pequeno) pode ser usado para selecionar se deve ser consultado se está claro ou escuro.
Um possível uso para um fototransistor é em uma barreira de luz, como neste modelo.
Fotorresistor
A resistência do fotorresistor diminuirá à medida que ele for exposto a mais luminosidade. O valor resultante do fotorresistor é, portanto, uma medida de luminosidade.
Lembrar
Com obter valor do fotorresistor, você obtém a informação do nível de luminosidade. Quanto menor o valor exibido, mais luminoso estará.
Consultar
Para saber se o fotorresistor mede um determinado valor de luminosidade, o bloco o valor do fotorresistor está [] ... é usado. No menu suspenso (triângulo pequeno), você pode selecionar como o valor de luminosidade deve ser comparado com o valor inserido (<, ≤, =, ≠, ≥,>). O valor de comparação é inserido no campo numérico ao final do bloco. Este bloco pode ser usado como condição. No exemplo, o motor é parado quando o valor da luminosidade é inferior a 3000.
Resistor NTC
O resistor NTC é um sensor de temperatura não binário. Sua resistência elétrica diminui quando a temperatura sobe e, portanto, é uma medida da temperatura.
Lembrar
Com obter resistor NTC [], você obtém um valor de resistência ou a temperatura calculada a partir dele. O que deve ser retornado pode ser selecionado no menu suspenso (triângulo pequeno).
Consultar
Para consultar se o resistor NTC mede um determinado valor, o bloco o resistor NTC está [] [] ... Os menus suspensos (triângulo pequeno) podem ser usados para selecionar o que deve ser comparado e com qual operador de comparação. O valor de comparação é inserido no campo numérico ao final do bloco. Este bloco pode ser usado como condição. No exemplo, o motor é parado quando o valor da temperatura é inferior a 20.